Cartas de poker com os melhores design gráficos

A cultura do carteado e sua manufactura.

O jogo de poker definitivamente está infiltrado culturalmente. Entre as famílias, amigos, jogadores profissionais e na sociedade em geral. Mesmo com toda a tecnologia em nossas mãos, os jogos de cartas não perdem seu espaço.  

As cartas são milenares, alguns dizem que sua origem é chinesa, entretanto outros creem que são originárias dos mamelucos, desde  o século treze. Mesmo com essa incógnita, a prática veio a tona no continente europeu em meados do século XIV, cerca de seiscentos anos atrás.

Inicialmente as cartas eram fabricadas manualmente  e o papel passou a ser utilizado nos anos de mil e quatrocentos, de modo a diminuir custos. A França foi a responsável pelos naipes conhecidos hoje, que são: copas, espadas, paus e ouros.

O visual tradicional das cartas em geral.

O alinhamento das cartas é extremamente atraente para quem joga, ou seja, mesmo se as cartas foram trocadas de lado, a modificação e imperceptível.

O símbolo do valete, dama e rei eram, originalmente, inteiriços. A modificação, no qual mantém-se até hoje,  ocorreu a partir do século XIX, no qual o alinhamento possibilitou o reconhecimento das cartas em qualquer posição das mãos.

Cada carta possui uma característica. O rei de ouros tem sua origem no rei Julio Cesar, além de Rei Davi, ALexandre o Grande, Carlos Magno e Napoleao Bonaparte. O coringa tem sua relação com os palhaços responsáveis pelo entretenimento dos castelos na era medieval.

Além do seu design diferenciado, o AS e uma carta diferenciada das demais, pois é assimétrica, constituída unicamente por um símbolo no meio da carta.

Um baralho não é somente um conjunto de símbolos aleatórios, além de conotar senso ao jogo, e uma mistura histórica e artística que as tornam ainda mais atrativas.

Os design gráficos das cartas de poker atuais.

A tecnologia trabalha junto com a criatividade, e somando-se estes dois elementos, o óbvio acaba perdendo espaço para as novas tendências.  Isto também ocorre com as cartas de poker. Os amantes do jogo constituem em uma boa parcela da população, abrindo assim, espaço para exploração do não óbvio.

Os fabricantes de baralho de poker cada vez mais buscam tendências e diversidade de grupos para a criação de novos designs. Existem cartas customizadas com os temas de Iron Maiden, para os amantes de um bom rock and roll. As fichas possuem as cores de dois álbuns da banda, que são o “the trooper” e “The Killers”.

Existem também conjuntos com tema vintage, realeza com fisionomias trágicas, pin ups com o intuito de ocasionar a distração para os oponentes. Além, claro, dos temais mais divertidos como Simpsons, Mangá e Star wars.  

Importância e relação do jogo de poker com design.

O raciocínio e habilidade lógica podem ser aprimoradas com o simples ato de jogar cartas. Na mesma necessidade para o jogo de poker, a inteligência artificial precisa ser eficiente para definir estratégias coerentes na criação automática de design.

O trabalho do design profissional necessita, além de outros fatores discutíveis, adaptação e criatividade inovadora no desenvolvimento de cada peça.

A partir desta premissa que podemos relacionar o trabalho de design com a confecção do baralho. Estrategicamente, as letras e números de cada peça do baralho estão visualmente dispostas no canto para que, ao segurar todas as cartas de uma só vez nas mãos, possibilite completa percepção. A tipografia foi excluída simplesmente pelo fato dos ícones de cada naipe ser relacionados com o valor da carta.