Afinal, compensa?
Para os designers gráficos e desenvolvedores de websites uma das maneiras mais comuns e rentáveis para trabalhar, caracteriza-se como freelancer. Além de obter uma maior rentabilidade, o profissional consegue adequar melhor sua agenda, planejamento financeiro e o mais importante, sua vida pessoal, haja visto tamanha flexibilidade.
Quando se trabalha assim, é altamente possível realizar todas as suas atividades diárias de acordo com seu ritmo e estilo de vida. Financeiramente falando, ainda mais se este for um trabalho extra, é possível agregar um bom dinheiro ao final de cada mês. Entretanto, devido a estas variáveis, por tratar-se de trabalhadores liberais, não é uma questão muito fácil definir quanto seria o salário mensal de um designer.
Se considerarmos a região que o profissional está, o tipo de trabalho e para qual empresa o serviço é prestado, podemos dizer que podem inclusive obter uma renda comparável a um profissional de saúde ou governo, muito bem remunerado e reconhecido.
Pense por onde começar.
Os designers definem como será sua vida financeira, calculando e ponderando as definições do seu valor de trabalho. Para obter isto, reflita pontos chaves, como por exemplo: O montante final que você almeja receber, sendo isto o reflexo de seu modo de vida pessoal e profissional. Vale salientar, os custos das ferramentas utilizadas para desenvolver o projeto: seu tempo, energia, internet, custo de materiais, incluindo-se ferramentas tecnológicas, local físico, investimento educacional obtido e inúmeras outras vertentes.
Além desses fatores iniciais, torna-se primordial estudar e compreender a concorrência. Considerando esta forma de trabalho como um modo criativo, conhecer o mercado e os profissionais que nele se encontram e fundamental. O cliente paga o quanto estipula em seu orçamento e cabe então ao contratado se adequar ao seu plano inicial e fomentar a fidelidade do contratante. Esta é chave para o sucesso.
Conquiste de vez o seu sucesso.
Obter uma visão horizontal do mercado e do segmento são premissas. Garanta o maior conhecimento possível de modo a decidir pelo melhor posicionamento perante aos clientes e concorrência direta.
.Seja diferente e autêntico, escolha os caminhos onde a maioria não se sente confortável em atuar. O contratante busca sempre por algo inovador. Esta vertente provavelmente irá agregar valor ao seu produto/preço final.
Tenha sempre na cabeça que o mundo precisa saber o quão bom você se tornou naquilo que faz. A criatividade e um bom aliado para isto, mantenha-se sempre antenado com as tendências e novidades da área.
Mantenha-se paciente e focado. Para manter a fidedignidade e confiança em seu trabalho é necessária muita persistência e paciência. Não se pode juntar rios de dinheiro de um dia para o outro. É necessário cautela com seus gastos iniciais para que colha os frutos no futuro.