O mundo inteiro está se habituando a uma nova forma de compras. O pagamento de serviços, a diversão e o consumo estão se direcionando cada vez mais para o modo online, devido a melhoria na plataforma e apresentação de produtos que os sites e aplicativos oferecem, graças a seus programadores e designers gráficos.
Através da construção de banners bem elaborados e promoções exclusivas, como bet bonus, estamos nos acostumando a esta forma que muitas vezes apresenta uma resolução mais confortável do que a forma presencial.
Com o mundo adaptado ao modo “scrolling down” e da busca rápida da resposta, a importância das imagens e do trabalho do designer gráfico tem se tornado cada vez mais alta para o marketing mundial, esta que é o primeiro contato que o cliente possui com a marca e é de carácter decisivo se o mesmo irá clicar onde o anunciante deseja direcioná-lo, sobrevalecendo muitas vezes a importância até mesmo dos textos.
Qual é o papel do designer gráfico?
É impossível calcular quanta informação passa pela nossa frente enquanto estamos online, seja nas redes sociais, vídeos que assistimos, notícias, websites etc. Seria impossível ler tudo isso, se não apenas o que nos cria mais interesse através de imagens atraentes, bom conteúdo e uma estrutura limpa e organizada.
Este é exatamente o trabalho do designer, pegar toda a informação bagunçada e organizar a um formato atraente, de leitura fácil e objetiva, assim como auto sugestivo em casos de sites e aplicativos. Os utilizadores de tecnologia atuais não perdem mais tempo quebrando a cabeça com apps que não funcionam.
Não é um trabalho fácil entender o que o consumidor está em busca, quais são as suas dificuldades e como melhorar a sua experiência. É necessário saber também como se colocar na posição do usuário, através de diversos testes de busca, assim como as informações que não estavam buscando mas que também lhe são necessárias cheguem a sua vista.
Entre dos vários benefícios que um designer gráfico poderá trazer para uma empresa, podemos encontrar:
-Melhoria visual
–Criação de um logo e reconhecimento da marca
-Experiência rápida e aprimorada ao cliente
-Informação organizada
-Panfletos e cartazes para marketing
-Associação da sua marca com o público alvo
Associação de cores a emoções
Existem muitas táticas utilizadas entre os designers para atrair a atenção do cliente e melhorar o desempenho do site, sendo que muitas destas nem percebemos. Como por exemplo a utilização de cores associadas a emoção que reproduz em nosso cérebro, semelhantes ao produto ou função que estamos buscando
Em sites de compra por exemplo, os botões de ação como o de “Comprar”, ou “adicionar ao carrinho”, aparecem geralmente em locais que nosso olho tende a visualizar rapidamente, como no lado direito da tela e na cor vermelho, a qual é uma cor chamativa e reproduz a sensação de excitação.
Algumas associações realizadas pelo nosso inconsciente entre cores e emoções são:
Amarelo – otimismo, clareza e calor
Laranja – amigável, alegria e confiança
Vermelho – excitação, juventude e coragem
Roxo – criatividade, imaginação e sabedoria
Azul – confiança, segurança e força
Verde – pacífico, crescimento e saúde
Cinza – equilíbrio, neutralidade e calmo